28.1.09

Uma "aula" especial

Ser profissional de reconhecimento e validação de competências é, realmente um privilégio, já o disse várias vezes. Mas é, também, uma enorme responsabilidade. Hoje tive um atendimento individual com um adulto que me tem marcado de uma forma muito especial. É um autodidacta, um poeta, um sonhador. É um homem que não se resigna ao passar dos anos, que cada vez procura saber mais, de diferentes formas. Hoje dizia-me com o seu sorriso de criança: "Sabe, eu perco-me, começo a pesquisar sobre uma coisa, aparece outra que me desperta a curiosidade e lá vou eu, perco-me entre tantas coisas fascinantes que vou descobrindo". Neste atendimento, como nos outros todos, senti-me pequenina, muito. Percebi a humildade que precisamos de ter, a humildade de que fala o Dr. João Lima, na reflexão e no desafio que nos deixa. Aquele senhor falou sobre história, sobre linguística, sobre mecânica, electrónica, poesia, economia, falou sobre a vida, sobre a escola, sobre a aprendizagem. E eu apenas fui sua aluna, curiosa, atenta, com os olhos rasos de lágrimas por aquilo que estava a ouvir e a presenciar. É para pessoas como esta que o processo RVCC foi criado e faz sentido. É justo, é imperativo.

1 comentário:

  1. Independentemente de tudo o que o processo RVCC - NS me conseguiu proporcionar, o que
    mais me fascinou, foi a possibilidade de
    partilhar o meu percurso de vida com todos
    aqueles que foram os meus formadores.
    Tenho a serena certeza que fui um bom "professor", porque senti nos seus olhares, a atenção de escutar, de querer saber como foi, do interesse em compreender como se passou, de devorar tudo o que estava escrito no PRA. Certamente que "viveram" as minhas vivências e cresceram. Se para um formador é
    gratificante atingir tudo aquilo que como bom profissional o objectivo exige, não é menos verdade que como formando me senti satisfeito em dar o meu contributo para o engradecimento do processo. É neste encontro, nesta união e nesta verdade, que a partilha tem o seu vigor.
    É muito bom sentir o prazer do agradecimento sem agradecer, e isso foi o que senti dos meus formadores, que hoje são grandes amigos.
    Para eles, toda a minha gratidão e profunda amizade.

    ResponderEliminar