31.1.09

Facilidades vs Adversidades

"Se eu tiro a luz a uma planta, ela juntará todas as suas forças para conseguir reencontrá-la, as células apicais estender-se-ão espasmodicamente para descobrirem um orifício e, uma vez atingida a meta, a planta estará mais forte porque deparou com uma adversidade e conseguiu superá-la."

Susanna Tamaro, Escuta a minha voz

Os adultos que acompanho "queixam-se" muitas vezes da dificuldade do processo RVCC: "vocês são muito exigentes! então mas nunca mais acabo? quando é que chega? ainda só tenho esses créditos?". Nem sempre é fácil explicar, fazer compreender que as dificuldades, as adversidades servem precisamente para ganharmos novos recursos, novas aprendizagens, para dar mais valor ao esforço que fazemos... Muitas vezes desanimamos porque achamos que a mensagem não passa, sentimo-nos quase como se estivéssemos a falar "para uma parede", esbarramos em resistências. No entanto, na preparação para o Júri de Validação sinto sempre que valeu a pena, que afinal a mensagem passou, não pelo que dissemos, mas pelo que o adulto passou para lá chegar. Tem que ser a pessoa a sentir a adversidade e a perceber a sua importância no seu desenvolvimento. Processos fáceis? Acredito que existam, mas que diferença farão?... Acredito que quem pode fazer a diferença no futuro é quem sente a adversidade e a consegue vencer, pois sentir-se-á com mais força para enfrentar outros obstáculos que a vida lhe traga.

2 comentários:

  1. Assim o espero! Obrigado aos formadores pela paciência...
    Uma formanda em desânimo!

    ResponderEliminar
  2. Apesar de não saber quem é, quero dizer-lhe que vale a pena e que é mesmo assim, o desânimo também faz parte do caminho! Mas vai ver que brevemente tudo vai fazer sentido e esse desânimo dará lugar à confiança e a resultados concretos!
    Força!
    Mafalda Branco

    ResponderEliminar