18.1.09

A linha da vida

O Balanço de Competências contempla não só uma viagem ao passado, mas também uma viagem ao interior de si próprio. Essa viagem continua no tempo actual e é projectada para o futuro, sem nunca esquecer de vista as competências, mas também sem esquecer aquilo que é a pessoa, o que fez, em que contextos se moveu, o que contribuiu para o rumo que a sua vida tomou, o que pode mudar para (re)formular o projecto.

"Exigente, equilibrada e diversificada, a história de vida construída rejeita, em termos teóricos, ser só cognitivista (enfatizando o escolar), como também enjeita a perspectiva predominantemente psicologista (centrada quase só na personalidade e descurando as competências)."
Nogueira, I. (2002). Projecto EFA. In Silva, I., Leitão, J., Trigo, M., Educação e Formação de Adultos: Factor de Desenvolvimento, Inovação e Competitividade. ANEFA, pp. 77-83.

A viagem de cada pessoa que aceita o desafio de realizar um balanço de competências acontece através daquilo a que podemos chamar a "linha da vida"...

1 comentário:

  1. Uma das características mais interessantes da "linha da vida" é que se olharmos bem de perto - de muito muito perto - veremos que essa mesma linha é composta de muitas outras, ao jeito de uma trança, que bem juntinhas, tão juntinhas que se fundem numa só, vêm formar a linha visível de uma trajectória criada à medida que iam surgindo aprendizagens várias...

    ResponderEliminar