27.2.09

Histórias de vida

"Histórias. Toda a nossa vida gira à volta das histórias que ouvimos, lemos, vemos e sonhamos. Somos movidos pelas histórias que nos inspiram, emocionam, impressionam - e dão o sentido e os sentidos que, acreditamos, a vida tenha.
As histórias são, na sua imaterialidade, a forma concreta de percebermos e sentirmos a matéria de que são feitos os sonhos e de que é feito esse sonho principal que é a nossa vida, a nossa existência - o nosso corpo e o nosso tempo.
O tempo - o que é o tempo, a duração, é um mistério. E do tempo e do seu mistério temos um sinal: a memória, que organizamos como uma história, com princípio, meio e fim, por vezes, é claro, não por esta ordem.
As histórias da nossa memória são histórias onde nós somos personagens. Nós ou, mais exactamente, o que nós fomos. Mas é nessas personagens dessas histórias de amor, amizade, coragem, cobardia, maluquice, banalidades, fugas, fulgurações, etc, etc, etc, nessas histórias sempre meio inventadas que encontramos sempre a meia verdade do que somos hoje.
Foi o Paul Auster que disse que «a memória é o sítio onde as coisas acontecem pela segunda vez». Uma história de vida, contada a partir da memória do que se viveu, é uma história que acontece pela segunda vez para quem a conta. Mas, se é uma história que deve ser contada, ela é a história devida por cada um ao grande mapa das histórias do mundo e a todos os que a querem ler ou ouvir pela primeira vez."

Nuno Artur Silva, in "Histórias Devidas"

Fica apenas uma pequena amostra do que acontece todos os Domingos, às 13h, na Antena 1, com Inês Fonseca Santos e Miguel Guilherme.

1 comentário:

  1. Parabens pelo blog, este relato de vida, das histórias da vida são um verdadeiro aprendizado.

    ResponderEliminar