1.10.09

Ciclos

Hoje cometi um pecado. Talvez um erro. Caí em tentação. Não sei, podia dar-lhe vários nomes. É preciso fazer uma ressalva, antes de ser Profissional RVC, sou Psicóloga. Foi para isso que estudei, é isso que gosto de fazer e me apaixona.
Hoje fui muito pouco Profissional RVC, hoje fui Psicóloga. Sinceramente, ao dizer isto, não sei se faz sentido. Não sei se alguma vez dissociei aquilo que sou daquilo que faço. Hoje ouvi, sobretudo. Ouvi as pessoas falarem sobre si, sobre as suas vidas, sobre as suas dores. E são tantas!... Homens e mulheres, cada um com os seus problemas. Estava a ouvir e a pensar como é que aquela pessoa que estava à minha frente, a chorar ou a conter-se para o não fazer, conseguia ainda arranjar coragem para escrever e reflectir a sua história de vida. Coloquei precisamente esta questão. Na maioria dos casos, percebi que a reflexão sobre o percurso de vida era até terapêutica, uma vez que havia uma maior consciência dos ciclos da mesma. Porque a vida é feita de ciclos. A vida é feita de momentos da maior felicidade, em que tudo parece simples e eterno, mas também é feita de dor, de sofrimento, de momentos que parecem, igualmente, não ter fim. E a vida é feita da capacidade de dar a volta aos ciclos negativos para os transformar em positivos. É isso que os "meus" adultos me ensinam diariamente. Ouvi-los é, também para mim, terapêutico. Por isso, ao agradecerem pelo tempo ou pelo desabafo, a única coisa que posso dizer é que eu é que tenho tanto, mas tanto a agradecer!

6 comentários:

  1. Mafalda
    Ao ler este texto, não poderia deixar de fazer o meu comentário e de lhe dizer que o que fez não foi um "pecado" nem um "erro", foi a forma sublime de nos merecermos uns aos outros. Deixe-me que lhe diga, é muito bom saber que existem ÓPTIMOS PROFISSIONAIS.
    Um abraço de amizade
    Edgar Neves

    ResponderEliminar
  2. Edgar!
    Que saudade!! Espero que esteja tudo bem consigo! Foi bom "reencontrá-lo" neste cantinho... Vá dando notícias.
    Um abraço com amizade,
    Mafalda

    ResponderEliminar
  3. Gosto deste senhor, Edgar Neves! Não lhe enviei comentário a este texto (para não estar sempre a repetir-me), mas se o tivesse feito seria este o meu comentário. Mafalda, este senhor fala sempre de si com uma delicadeza, com uma ternura, acho que também vê em si "aquele" brilho! Para além de que parece um gentleman é parecido (nesta foto), com Sir Sean Connery!
    Beijinhos brilhantes
    ps. apesar do céu enevoado...

    ResponderEliminar
  4. É verdade, fico honrada por receber a ternura do "Sir Edgar Neves"! :))
    Edgar, acho que ganhou um novo estatuto! :)))
    Tenho que confessar que este comentário me fez rir imenso! Obrigada pela boa disposição! :)

    ResponderEliminar
  5. Que seja Sir, assim o ordena a rainha Mafalda do reino do Sorriso. O meu dia vai ser muito melhor hoje... sei que vou sorrir por dentro todo o dia, obrigado Magestade.
    Já viu o filme Na Terra Mágica? Não sei se existe o livro:), é todo ele psicologia, o portagonista é psicólogo, fala sobre velhice e claro sobre um reino mágico. É um misto de ternura, sorriso e muito profissionalismo... O olhar dele pararece o olhar deste texto.
    L.E.
    ps. É um desafio

    ResponderEliminar
  6. Doce Mafalda, andar a navegar por estas paragens, é sempre admirável! E é sempre bom revê-la. Agradeço o novo e honroso título que me foi atribuído (não o mereço), mas só uma coisa vos peço: Essa do "Senhor" :)) vou fazer por esquecer, e sabem porquê? “Não é a pessoa que produz a História de Vida, é a História de Vida que produz a pessoa” (Pineau).
    E é exactamente aqui que mora o olhar, o sorriso e a ternura de um percurso que julgo ter a arte da vida com que eu sempre tento viver.
    Para as duas, toda a minha amizade.
    E continuem a brilhar...

    ResponderEliminar