13.10.09

Mais uma ideia

Encontrei esta sugestão aqui. Inicialmente proposta para alunos, foi ligeiramente adaptada, porque pode ser aplicada com os adultos, nos Centros Novas Oportunidades, em workshops ou sessões de grupo.

O animador apresenta um saco opaco cheio de livros diversos (de géneros e temáticas distintas). Distribui vendas pelos adultos, que se sentam em círculo e as colocam. Em seguida, um a um tira um livro, que escolherá pelo tacto. (Provavelmente algumas pessoas escolherão livros mais estreitos, outras mais pequenos, outras de capa dura, de acordo com os preconceitos de leitura que cada um terá)
Finalmente, os adultos retiram as vendas e observam os livros, dialongando sobre o que lhes coube em sorte e fazendo apreciações sobre os livros dos colegas. Haverá livros conhecidos, outros desconhecidos, livros grossos de Banda-Desenhada (contrariando a ideia de que todos os livros grossos são difíceis de ler). A principal questão que norteará a discussão será a desilusão ou o agrado das pessoas relativamente aos livros disponíveis.
Assim, o animador possibilita às pessoas uma actividade lúdica de contacto com os livros, sem as obrigar a nenhuma leitura posterior. Será um momento em que se estimulará a leitura como comportamento através da partilha entre pares. Para o sucesso da actividade é essencial que nada mais seja feito com os livros, assim como que estes constem da biblioteca escolar, no caso de algum adulto manifestar interesse em lê-lo espontaneamente. Eventualmente, a actividade poderá até ter lugar no espaço da biblioteca, que deve estar aberta em horário pós-laboral e acessível a todos os que frequentem o Centro.

Sem comentários:

Enviar um comentário