23.9.09

Porque...


...todos os sítios são bons para ler!


Novas Oportunidades a Ler+ é um projecto recentemente criado, com o objectivo de apoiar o desenvolvimento do gosto pela leitura junto do público adulto dos Centros Novas Oportunidades.
Porque ler é uma das coisas que mais gosto de fazer e porque este é um projecto que penso ter potencial e interesse, dedicarei alguns posts a este tema nos próximos tempos.

2 comentários:

  1. Força e boa sorte para o projecto!
    Quero aqui deixar o meu testemunho, sobre o incentivo à leitura no processo rvcc e a maneira como é feito.
    Sou formanda do secundário e desde miúda que sempre gostei muito de ler, embora tenha estado afastada das leituras por bastante tempo, sempre me mantive minimamente atenta a esse "mundo" e fui sempre adquirindo livros com intenção de esperar por uma fase da vida mais calma para os ler.
    No início do processo a Profissional RVCC ao tirar do seu famoso baú o seu livro preferido, perguntou quem conhecia o livro e o seu autor, eu repondi que desconhecia por completo. Uma colega e amiga, que já tinha lido o dito livro, apercebeu-se e passado alguns dias ofereceu-me o filme baseado nessa mesma obra. Vi o filme, adorei e na sessão seguinte comentei com a profissional, ao que ela me respondeu «Devia ter começado por ler o livro», e lá fiquei eu a pensar será que o livro é tão diferente do filme? Realmente se TIVE TEMPO para ver o filme, também o tinha para ler o livro! Com o "bichinho" já desperto e agora "picado" pela profissional, lá vou eu à procura do livro, li-o, pesquisei sobre o seu autor, conhecidíssimo por sinal e não é que descobri que o meu filme preferido era baseado numa obra do mesmo! E eu que já vi o filme várias vezes SEM NUNCA REPARAR NO AUTOR DA OBRA! Mais uma vez comprovei que quanto mais sabemos mais nos aprecebemos da nossa ignorância, do quanto temos para aprender e que os promenores são essenciais ao conhecimento.
    Desde então já li sete obras deste autor e mantenho-me a ler diáriamente, apesar de ainda ter menos tempo que antigamente. Graças a este INCENTIVO e a ESTA profissional, encontrei também uma nova forma de estar mais próxima da minha filha adolescente, que também adora ler, e assim percorremos juntas os percursos de tantas histórias, saboreando no fim deliciosos momentos de conversa sobre este ou aquele livro e sobre as emoções que ele nos despertou. Este interesse comum foi sem dúvida uma lufada de ar fresco na nossa relação, que sempre foi óptima mas que tem de ser alimentada tal qual um casamento duradoiro .
    Obrigado ao processo, às pessoas que dele fazem parte, obridado por terem Profissionais deste calibre que nos fazem redescobrir o que temos de melhor e nos encaminham subtilmente e com toda a delicadeza de encontro aos nossos sonhos adormecidos.

    ResponderEliminar
  2. Olá L.E.! :)
    Obrigada pela partilha desta experiência. Foi muito bonito perceber que um simples comentário teve esse impacto na sua vida e fez com que lesse mais. Fico muito feliz por isso, muito mesmo!!
    Um beijo especial! :)
    Mafalda

    ResponderEliminar