13.2.09

Os portefólios podem dar asas!


Acompanho três adultas há mais de um ano, no processo RVCC de Nível Secundário. Hoje chegou o dia em que entregaram os seus portefólios reflexivos de aprendizagens para se apresentarem a Júri brevemente. São sempre dias de ansiedade, de pressão, de angústia para se conseguir ter tudo terminado a tempo e horas. Nestes dias, há uma pequena "revolução" no Centro. A agitação é muito grande, a emoção forte. Às vezes há lágrimas que caem sem pedir licença, outras vezes contêm-se, mas não se disfarçam, o brilho no olhar é forte demais. O orgulho é maior que todo o esforço e sacrifício que fizeram ao longo de cerca de 13 meses. Os portefólios são um espelho da vida que estas adultas tiveram, daquela com que sonham e se projectam no futuro.

Olho para os portefólios em cima da minha secretária e revejo neles cada uma delas. As imagens, as capas, as dedicatórias, as reflexões finais... Tudo é grande demais para caber nas palavras que queremos dizer umas às outras. Abraçamo-nos, choramos e rimos, cada uma à sua maneira. Quatro mulheres que não foram simplesmente orientadora ou candidatas, mas companheiras nesta caminhada tão frutífera. Ao fim do dia olho novamente para os portefólios em cima da mesa. Apetece-me guardá-los para sempre, ficar com um bocadinho delas também. Releio-os vezes sem conta, sobretudo as introduções e as conclusões. Penso para mim: "o que vos vai ficar no fim disto tudo? o que serão daqui a 10 anos? implementarão os vossos projectos, os vossos sonhos?...".

No final, apenas vos desejo uma coisa: sejam felizes, muito felizes, porque são mulheres inspiradoras e dignas de tudo o que têm à vossa espera! O mundo é uma incógnita, as oportunidades nem sempre são as mais favoráveis, mas vocês já provaram que são capazes de mudar o rumo de cada uma das vossas histórias! Acima de tudo, saiam do casulo onde estiveram tanto tempo, e voem, agora com umas asas novas, mais fortes, eu sinto!

Um beijo enorme a cada uma de vocês, por terem mostrado o que são, por terem aberto o vosso coração comigo. Vou ter saudades vossas, mas comigo ficará sempre tanto, tanto de vocês!...

1 comentário:

  1. Olá!

    Já dei uma leitura inicial nos PRA. São, de facto, espelhos de uma vida. Parabéns às adultas e ao trabalho realizado. Estou curioso para conhecer as pessoas para além dos PRA :)

    Até breve,
    JL

    ResponderEliminar