11.6.09

Caminhar

Há já algum tempo que não escrevo neste espaço. Todos nós passamos por fases de algum desânimo ou frustração a nível profissional. As razões são imensas, porque temos que lidar com conflitos no dia-a-dia, porque gostaríamos de estar a fazer uma coisa diferente, porque nos sentimos pouco recompensados ou reconhecidos, porque o ambiente de trabalho pode não ser o melhor, porque ambicionamos mais, ou, simplesmente, porque não conseguimos encontrar no nosso dia aquela luz, aquele instante mágico que faz a diferença e que nos faz agradecer pelo que temos e pelo que fazemos. Enfim, mais uma vez, as razões são imensas, quase infinitas, tendo em conta o percurso de vida de cada um de nós.
Sempre defendi que devemos fazer o que gostamos, o que nos realiza, o que nos faz feliz. Não nego que estou numa fase em que tenho vontade de mudar, é verdade que gostaria de estar a fazer algo diferente, que me realizasse plenamente. Mas hoje, ao rever uma apresentação que fiz há quase um ano, sobre o "Baú das Recordações", que costumo usar nas minhas sessões de grupo, redescobri a essência daquilo em que acredito e do que me fez já passar momentos muito felizes e de grande realização profissional e pessoal ao longo do tempo em que tenho trabalhado como Profissional RVC. As pessoas. Sim, as pessoas, cada pessoa que passa pela minha vida e que deixa uma marca única, que tantas vezes já contribuiu para que eu mudasse, para que eu própria me transformasse ao testemunhar a transformação dos outros. A importância das histórias de vida, que me levaram a (re)pensar a minha própria, ao descobrir nos outros a força de vencer as adversidades e os obstáculos, mesmo aqueles que parecem intransponíveis. A certeza de que é possível mudar, ser melhor, fazer melhor, todos os dias. É isso que me faz voltar a ver o que faço com outros olhos, com o olhar que andou embaciado durante um tempo, mas que hoje voltou a brilhar. E, apesar de todos os constrangimentos, de tudo o que tenta ofuscar a verdadeira essência do reconhecimento e validação de adquiridos, eu acredito no que faço, acima de tudo porque acredito nas pessoas, em mim e na nossa capacidade de mudança.

8 comentários:

  1. A vida é assim mesmo, mas há que saber vivê-la. As pedras no no seu caminho...são para guardar, e um dia...há um dia! irá construir, sabe o quê? Digo-lhe no dia em que acabar o meu processo, será Fernando Pessoa que irá acabar a minha apresentação com a Mafalda ao meu lado e no seu melhor. Deixe lá os desânimos para mim, que eu preciso de si... a sorrir!
    Daqui lhe mando um brilhozinho directo da minha constelação para o seu olhar!

    ResponderEliminar
  2. Minha querida "Estrela",
    obrigada, simplesmente, obrigada, com um brilho no olhar que me devolveu. É por causa de pessoas assim que tudo me faz sentido e por que luto por aquilo em que acredito. Quero (é quase uma ordem! :)) que acabe o seu processo a brilhar, como merece. Eu lá estarei consigo, como sempre estou.
    Um beijo para a constelação mais brilhante do Universo! Obrigada!...

    ResponderEliminar
  3. Hum....... quem não passa por esses momentos?
    Acho que todas as pessoas que procuram crescer quer em termos pessoais como profissinais atravessam momentos altos e baixos. É esta incessante insaciedade que nos faz mover e querem ir mais além.

    beijos e FORÇA!!!
    Joana

    ResponderEliminar
  4. Olá, Mafalda!
    sou uma fã dos teus posts, como sabes.... aqui estou para te contar uma coisa que não sabes. :) às vezes olhamos para o trabalho dos outros à luz das referências que temos, certo? Pois fica sabendo que tu és a nossa "benchmark"! Dou connosco a comentar: "Como é que a Mafalda faria?..." Só para que saibas... Beijoca

    ResponderEliminar
  5. Olá, Mafalda
    Adoro ler os seus blogs, posso não ter tempo para mais nada, mas arranjo sempre um bocadinho para passar por aqui.
    Por isso sempre que estiver mais triste, lembre-se que o trabalho que faz muda para melhor a vida de quem tem a privilegio de a ter como profissional.
    Um beijinho especial de quem teve esse privilegio.
    Angelina

    ResponderEliminar
  6. Querida Joana,
    obrigada pela amizade e pela paciência em ouvir-me! :) E parabéns pelo trabalho que tens feito, é bom encontrar pessoas que vejam o mundo com os mesmos olhos que nós!

    Querida Anabela,
    cada vez mais sinto que não sei nada, acho mesmo que só conversando e partilhando podemos fazer coisas ainda mais especiais. Sabes que podes contar sempre comigo. Obrigada pelo "feedback"! :)

    Querida Angelina,
    eu lembro-me sempre de vocês, sempre! Aliás, é por pensar em vocês e no que conseguiram que me alegro sempre e me orgulho imenso do que faço.
    Beijo com muita saudade dessa boa-disposição! :)

    ResponderEliminar
  7. Querida Mafalda:
    Espero que lhe sirva de conforto e que a faça levantar a autoestima saber que para mim é um ídolo.
    Por favor não deixe de escrever nos blogs que acompanha, já que, é lá que vou buscar a minha inspiração.
    Bjs

    ResponderEliminar