13.1.10

Menos pobreza, mais justiça e integração social!

2010 foi designado o Ano Europeu de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social.

"Apesar de a União Europeia ser uma das regiões mais ricas do mundo, 17% da sua população não tem os meios necessários para satisfazer as suas necessidades mais básicas.

A pobreza é normalmente associada aos países em vias de desenvolvimento nos quais a subnutrição, a fome e a falta de água limpa e potável são desafios quotidianos. Contudo, a Europa também é afectada pela pobreza e pela exclusão social, onde apesar de estes problemas poderem não ser tão gritantes, são ainda assim inaceitáveis. A pobreza e a exclusão de um indivíduo implicam o empobrecimento de toda a sociedade. A Europa só pode ser forte se utilizar ao máximo o potencial de cada um dos seus cidadãos.

Não há nenhuma solução milagrosa para acabar com a pobreza e com a exclusão social mas uma coisa é certa: não podemos vencer esta batalha sem si. É tempo de renovarmos o nosso compromisso para com a solidariedade, justiça social e maior inclusão."

Saber mais: aqui e aqui!

Ficaremos atentos às conquistas desta iniciativa. No entanto, fazer a diferença no dia-a-dia depende de cada um de nós e não apenas deste tipo de eventos. É diariamente e na nossa comunidade, nos que estão mais perto de nós, que temos que começar por intervir e contribuir para a erradicação da pobreza.
Porque não começar já? Os CTT têm um projecto de luta contra a pobreza que permite a todos nós enviar bens de vários tipos para instituições de todo o país, que diariamente prestam auxílio no terreno aos que mais precisam. O melhor é que o podemos fazer de forma gratuita, utilizando para isso as embalagens "solidárias". E é sempre bom pensar que um dia podemos vir a ser nós... Por isso mesmo, está na hora de contribuir!

Sem comentários:

Enviar um comentário