26.4.09

Sentidos

E não me deixará perder o sentido da minha vida - concluiu com as suas próprias palavras.

Certa tarde, voltou para casa mais cedo do que os costume, e encontrou a viúva sentada na soleira da porta.
- O que está a fazer?
- Nada tenho que fazer - respondeu ela.
- Então aprenda algo. Neste momento, muitas pessoas já desistiram de viver. Não se aborrecem, não choram, esperam apenas que o tempo passe. Não aceitaram os desafios da vida, e a vida já não as desafia mais. A senhora também corre esse perigo; reaja, enfrenta a vida, mas não desista.
- A minha vida voltou a ter um sentido - disse ela, olhando para baixo - desde que o senhor chegou.
Elias resolveu interromper imediatamente a conversa, porque não sabia como continuá-la.
- Comece a fazer alguma coisa - disse, mudando de assunto. - Assim o tempo será um aliado, e não um inimigo.
- O que posso aprender?
Elias pensou um pouco.
- A escrita de Biblos. Será útil, se tiver que viajar um dia.
A mulher resolveu dedicar-se àquele estudo de corpo e alma. Jamais pensara em sair de Akbar mas - pelo modo como ele falara - talvez estivesse a pensar lavá-la com ele.
Sentiu-se livre novamente. Novamente, acordou de madrugada, e caminhou sorrindo pelas ruas da cidade.


Paulo Coelho, in O Monte Cinco

Este pequeno texto faz-me sempre recordar as diferentes motivações que tem quem decide fazer um processo de reconhecimento de competências. E lembro-me, sobretudo, de um senhor que acompanho, que é, simplesmente, excepcional. Durante algum tempo, como Profissional, tive receio que o processo não estivesse a ser minimamente interessante para este senhor. Para além de centenas de horas de formação em que foi investindo ao longo da sua vida, é um autodidacta, que se interessa por diversas áreas, como astronomia, física, literatura, história, arte, entre muitas outras. Conta-me imensas histórias, ensina-me, sinto-o e trato-o quase como um professor, um mestre, daqueles que às vezes pensamos que já não existem. E, por tudo isto, tinha medo que o processo estivesse a ser monótono, desinteressante, sem nada de aliciante. Mas qual não foi o meu espanto quando, um dia, este senhor me diz: "vir fazer o RVCC foi a melhor coisa que me podia ter acontecido!". A minha surpresa e curiosidade foram grandes, e procurei saber porquê. "Porque eu sempre estudei e pesquisei muito, mas agora tudo o que procuro saber e recordar tem um objectivo". Fiquei a reflectir e a pensar que, de facto, há diferentes motivações para realizar este processo, e ter um objectivo, encontrar um sentido para a sua vida pode ser uma delas. Algo que parece tão simples, mas que é de facto tão importante e que pode fazer tanta diferença no dia-a-dia!

17.4.09

Mapa Mental

"Um Mapa Mental é uma técnica gráfica poderosa que fornece uma chave universal para desbloquear o potencial do cérebro. Compreende a série completa de competências corticais - palavra, imagem, número, lógica, ritmo, cor e consciência espacial - num único modo poderoso. Ao fazê-lo, dá-lhe a liberdade de se movimentar através das infinitas expansões do seu cérebro. O Mapa Mental pode ser aplicado a todos os aspectos da vida em que o desenvolvimento da aprendizagem e as ideias claras melhoram o desempenho humano."

Vantagens da utilização de um Mapa Mental:
  • Fornece uma visão de conjunto sobre um vasto assunto;
  • Recolhe vastas quantidades de dados;
  • Encoraja a resolução de problemas, mostrando caminhos novos e criativos;
  • É agradável ao olhar, o que facilita a memorização;
  • Atrai e prende a atenção do cérebro;
  • Permite ver o todo e os pormenores ao mesmo tempo;
  • Facilita a aplicação do conhecimento, por ser uma representação mais próxima da que é utilizada mentalmente;
  • Estimula a liberdade de pensamento e consequentemente a criatividade, porque o brainstorming é parte da cultura dos mapas mentais;
  • entre muitas outras.

Os Mapas Mentais são um excelente recurso porque tornam a aprendizagem, o trabalho e o conhecimento mais agradáveis e estimulantes.

Bibliografia: Hare, K. e Reynolds, L. (2003). 51 Instrumentos para Transformar a Formação. Lisboa: Monitor.

Actualmente, há software específico e muito fácil de utilizar para a realização de Mapas Mentais, fica apenas uma sugestão.

9.4.09

Desejo a todos uma...

Encontro "Mudança Positiva"

A Rede Social de Coimbra e a Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva vão organizar no próximo dia 27 de Maio um Seminário com o tema "Mudança Positiva: Comunidade(s) a Construir Felicidade(s)". Fica o programa e a certeza de que será um dia bastante diferente do convencional e com reflexos na nossa vida, não só profissional, mas também pessoal. Um evento a não perder!

EncontroPsicologiaPositiva EncontroPsicologiaPositiva Mafalda Branco